quarta-feira, 19 de junho de 2013

Contabilidade Introdutória: Receitas e Despesas - Operacional ou Não Operacional

O objetivo aqui não é definir o que é receita e o que é despesa, mas sim quando é operacional e quando não é operacional.

Então é assim, as receitas e despesas podem ser:
  • RECEITA/DESPESA OPERACIONAL
  • OUTRAS RECEITAS/DESPESAS OPERACIONAIS
  • RECEITA/DESPESA NÃO OPERACIONAL

RECEITA/DESPESA OPERACIONAL
A receita/despesa operacional são todas aquelas que provém diretamente da atividade principal da empresa, ou seja, se é uma empresa de vender calçados, então a receita/despesa operacional é aquela que vem da venda do sapato exclusivamente. Comprei um sapato por 10 reais e vendi por 15, tive uma entrada de 15 reais no caixa, essa entrada (receita) é operacional, pois é oriunda diretamente da atividade principal da empresa que é vender sapato.

OUTRAS RECEITA/DESPESA OPERACIONAL
As outras receitas/despesas são todas aquelas que provém da atividade secundária ou derivada da empresa, ou seja, vamos tomar como base a mesma empresa de sapatos, vamos supor que as caixas de papelão que vem com o produto (sapatos) do fornecedor são vendidas e entra (receita) no caixa da empresa 100 reais, aqui devemos fazer uma pausa e perguntar: QUAL É A ATIVIDADE PRINCIPAL DA EMPRESA? Resposta: VENDER SAPATO. Essa empresa em questão foi aberta ou planejada para vender papelão? Resposta: NÃO. Então, a receita de 100 reais entra como OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS.
O mesmo acontece quando a empresa recebe alugueis, dividendos de outras empresas e etc, nenhuma dessas receitas fazem parte da atividade operacional da empresa.

RECEITA/DESPESA NÃO OPERACIONAL.
Essa foi nova para mim. Vou tentar simplificar ao máximo. 

Só é não operacional quando a receita/despesa é proveniente da venda de um bem imobilizado. 

Ainda tomando a empresa de calçado como exemplo, vamos supor que a empresa tem um veículo utilitário para fazer transportes de sapatos. De repente a empresa vende esse veículo com valor de 3.000 reais maior do que vale. Esse valor é  considerado uma receita não operacional.

Então, todas as receitas/despesas oriundas da venda de um imobilizado é uma receita não operacional.

Espero ter ajudado.

Edvaldo Justo

16 comentários:

  1. cade a teoria autores dá onde vc tirou esses conceitos ?

    ResponderExcluir
  2. Cabe ressaltar que com o advento da Lei 11.941/2009, a descrição “receitas e despesas não operacionais” foi substituída pela denominação “outras receitas e outras despesas”, no entanto os conceitos fiscais inerentes às transações permanecem vigentes.

    Fonte: http://guiatributario.net/2013/06/20/irpjcsll-receitas-e-perdas-nao-operacionais/

    ResponderExcluir
  3. Hello My Friends, it's ring agradments an froom. Tenkio

    ResponderExcluir
  4. Meu Caro, ganhos e perdas em capital investido também é não operacional! Grato

    ResponderExcluir
  5. O artigo é bom e está de acordo com a doutrina.
    Mas há pessoas que não concordam e fazem comentários agressivos.
    Se não gostaram, critiquem devidamente e com respeito ou descartem a informação.
    Parece que essas pessoas são agressivas até mesmo para agradecer.
    Estranha época em que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. Será que alguém poderia me ajudar com uma dúvida que tenho? Os impostos prescritos (caducados) na RFB ou na PGN devem ser lançados como outras receitas no momento da baixa deles na contabilidade, pela prescrição, isso ficou bem claro nos artigos que li, porém o que não consegui identificar é se isso gerará algum imposto sobre esses valores. Caso alguém possa me ajudar ficarei grata!

    ResponderExcluir