sexta-feira, 24 de maio de 2013

Contabilidade Introdutória: Fluxo Econômico e Fluxo Financeiro

Bom dia Galera. Reiterando a informação de que todos os textos escritos aqui é desenvolvido conforme o meu entendimento pessoal. Então vamos lá.

Esses dois fluxos, econômico e financeiro, são nada mais e nada menos, do que duas formas de analisar o comportamento da empresa. Ou se preferir, são dois pontos de vista diferentes que se pode ter. Para exemplificar melhor vou fazer um exemplo maluco, mas que no final dá para fazer uma analogia bacana. EXEMPLO: Imagine que você está pintando um grande desenho em uma grande parede de muro, um muro muito alto e largo. Agora imagine que você já tenha terminado do desenho. Quando você está próximo da parede você terá uma visão do desenho ao passo que se você for à uns 20 metros para atrás, você terá outra perspectiva do desenho e de forma muito mais ampla, podendo assim observar os erros e acertos da obra.
Agora faço uma pergunta: O desenho mudou de quando você estava perto para quando afastou-se do desenho? Ou seja, o desenho mudou seus traços, suas cores? A resposta é NÃO. Apenas você mudou seu ponto de vista.
Agora o mais importante: o que tem a ver um desenho com fluxo econômico e fluxo financeiro?
Em ambas situações o cenário não mudou, ou seja, você pode analisar pelo fluxo econômico ou pelo fluxo financeiro mas os dados não mudam, são estáticos, é apenas você, o usuário, que está mudando o "jeito" de olhar uma mesma informação. Observe que eu não estou tratando aqui o que é um ou o outro fluxo, mas apenas mostrando que a contabilidade exerce o pressuposto que é fornecer aos usuários as "INFORMAÇÕES" de forma que os mesmos tomem suas decisões.

O fluxo econômico consiste em mostrar as transações, compras e vendas, como elas de fato são, não importando se entrou dinheiro no caixa efetivamente em decorrência dela ou não. Vamos explicar melhor: Uma empresa vende mil pares de calçados para receber após 180 dias. Essa transação não fez com que entrasse dinheiro no caixa, pois o seu recebimento só se dará daqui a 180 dias. Apesar de não entrar dinheiro, o fluxo econômico contabiliza da mesma forma. Não é redundante dizer que as transações que são a vista, que entra dinheiro no caixa na hora da transação, também são mostradas pelo fluxo econômico. Podemos resumir assim: HOUVE TRANSAÇÃO? ENTÃO O FLUXO ECONÔMICO MOSTRA.

O fluxo financeiro consiste em mostrar apenas as transações que efetivamente resulta em entrada ou saída de dinheiro do caixa. Uma venda a prazo, por exemplo, não é mostrada pelo fluxo financeiro. A venda de mil pares de calçados, do parágrafo anterior, não existe para o fluxo financeiro, pois não entrou nem saiu dinheiro do caixa, isso só ocorrerá daqui há 180 dias.
Podemos resumir assim: HOUVE ENTRADA OU SAÍDA DE DINHEIRO DO CAIXA? ENTÃO O FLUXO FINANCEIRO MOSTRA.

Vamos a um exemplo prático, e para variar, vamos com mais um exemplo absurdo, mas que é possível demonstrar.
Uma loja tem 10 pares de calçados expostos a um custo de 1 real cada.
Um único vendedor, vende esses 10 pares para um único cliente por 100.000,00 reais para receber num prazo de 6 meses direto.
Perguntas: a empresa teve lucro? como está o caixa da empresa? Para responder essas duas perguntas é que se usa o fluxo financeiro e o fluxo econômico.
Para a primeira pergunta, quanto ao lucro, é usado o fluxo econômico para fazer a demonstração, mostrando que tínhamos antes da venda um patrimônio de R$ 10,00 e depois da venda temos um patrimônio de R$ 100.000,00, isso salta os olhos.
Porém, para a segunda pergunta, como está o caixa da empresa, é usado o fluxo financeiro para demonstrar exatamente o quanto tem de dinheiro no caixa. Nesse exemplo, se mostrarmos o fluxo financeiro para alguém que entende do assunto ele vai cair de costa, pois não tem nada de dinheiro no caixa. E já que o dinheiro será recebido daqui a 6 meses, o caixa está vazio.


Bom galera espero que eu tenha conseguido explicar um pouco sobre o conceito de fluxo econômico e fluxo financeiro.


um abraço


Edvaldo Justo

4 comentários:

  1. Ajudou bastante,obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo. Me sanou a dúvida.
    Obrigada!
    Isabela Terra

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!
    Ajudou muito! :)

    Julliana

    ResponderExcluir