quarta-feira, 20 de março de 2013

Demonstrações Contábeis

Referente a aula do professor Egídio de 19 de março de 2013.

Houve um desentendimento a respeito da diferença entre BP e DRE (balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício).
No meu entendimento o BP é como se tirássemos uma foto da situação patrimonial da empresa num dado momento, contendo todas os bens, direitos, deveres e obrigações. Imagine que vamos comprar uma empresa, no meu ponto de vista, o primeiro demonstrativo que devemos olhar é o BP, visto que ali vamos saber exatamente o que é que a empresa tem e o que não tem, certamente que nesse exemplo temos que tomar como base um BP atualizado.
O DRE me mostra o fluxo do caixa, ou melhor, como ocorreu o fluxo do caixa num determinado período, logo, não é uma informação estática e sim dinâmica. Com esse demonstrativo ficamos sabendo como aconteceu o movimento e o fluxo do caixa.
Mais importante do que "o que é cada demonstrativo" é saber "o que é demonstrativo", seja ele qual for. Um demonstrativo nada mais é do que as mesmas informações dispostas de maneiras diferentes, onde cada forma de apresentação dessas informações nos dá a possibilidade de tomar uma decisão diferente. Podemos dizer também que os demonstrativos são consultas que fazemos aos fatos contábeis e que cada demonstrativo daquele é uma forma de consulta diferente, que por sua vez, nos dá uma informação diferente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário