terça-feira, 26 de março de 2013

Noções de Economia: Custo Oportunidade

Custo de oportunidade, sucintamente, é o fato de renunciar algo em razão de outra. Isso acontece em todos os agentes econômicos como família, governo e empresas. O custo é o fato abdicado, renunciado em face de uma oportunidade; a oportunidade é o fato desejado, ou almejado, que supostamente e tempestivamente é melhor que o fato renunciado.
Um exemplo no âmbito do agente econômico família, é quando um uma pessoa renuncia sua presença noturna com seus filhos ou mesmo com amigos para se fazer presente diariamente num curso superior com vista a se tornar um graduado em quatro anos; ainda no âmbito família, um pai pode destinar os recursos mensais mais para alimentação que para indumentária de grandes marcas do mercado, mais caras por consequência; no âmbito do agente econômico governo, um prefeito, governador ou presidente, através de estudos ou mesmo de necessidades explícita, opta em investir mais em segurança que educação, ou vice-versa; quando se trata de empresas essa questão de custo e oportunidade é ainda mais notória, ao fazer um investimento o empresário tem a oportunidade imediata e ele aposta numa melhor rentabilidade.
 Assim sendo, podemos dizer que o custo oportunidade é a necessidade de criarmos prioridades para as ações em função da escassez dos recursos, sejam esses recursos monetários, temporal, pessoal dentre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário