Custo de oportunidade, sucintamente,
é o fato de renunciar algo em razão de outra. Isso acontece em todos os agentes
econômicos como família, governo e empresas. O custo é o fato abdicado,
renunciado em face de uma oportunidade; a oportunidade é o fato desejado, ou
almejado, que supostamente e tempestivamente é melhor que o fato renunciado.
Um exemplo no âmbito do agente
econômico família, é quando um uma pessoa renuncia sua presença noturna com
seus filhos ou mesmo com amigos para se fazer presente diariamente num curso
superior com vista a se tornar um graduado em quatro anos; ainda no âmbito
família, um pai pode destinar os recursos mensais mais para alimentação que
para indumentária de grandes marcas do mercado, mais caras por consequência; no
âmbito do agente econômico governo, um prefeito, governador ou presidente,
através de estudos ou mesmo de necessidades explícita, opta em investir mais em
segurança que educação, ou vice-versa; quando se trata de empresas essa questão
de custo e oportunidade é ainda mais notória, ao fazer um investimento o empresário
tem a oportunidade imediata e ele aposta numa melhor rentabilidade.
Assim sendo, podemos dizer que o custo oportunidade é a necessidade de criarmos prioridades para as ações em função da escassez dos recursos, sejam esses recursos monetários, temporal, pessoal dentre outras.
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