domingo, 14 de abril de 2013

Contabilidade Introdutória: Exercícios de Revisão

Exercícios de revisão passado pelo professor Egídio em 10 de abril de 2013. Cada questão está identificada o capítulo do livro que ela pertence.

ATENÇÃO: todo o conteúdo desse blog é desenvolvido conforme o meu entendimento e com minhas palavras, logo, posso estar errado ou fazer uma exposição errada. Que fique registrado.

01 - Cap. 01. Como cada usuário externo usa os relatórios externos? E para que usa os mesmo?
Os usuários utilizam os relatórios para tomar decisões quanto àquela empresa. (ficou meio confuso essa pergunta).

02 - Cap. 02. Caracterize: o que é relatório contábil? O que objetiva?
Resposta do livro: Relatório contábil é a expressão resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade e objetiva relatar as pessoas que se utilizam da contabilidade em determinado período.

03 - Cap. 02. O que é balanço patrimonial?
Resposta do livro: É a principal demonstração contábil. Reflete a posição financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano ou de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data.
Comentário pessoal: O balanço patrimonial é um demonstrativo que exibe todos os direitos, obrigações, responsabilidades a pagar e o patrimônio líquido. As informações são dispostas em três campos denominados como: ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO. O ativo representa todos os bens e direitos da empresa; o passivo representa todas as responsabilidades a serem pagas com prazo fixado ou determinado, exigível; o patrimônio líquido são as responsabilidades a serem pagas, porém sem data fixada ou prevista, não exigível.

04 - Cap. 02. O que é ativo?
Resposta do livro: São todos os bens e direitos de propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou benefícios futuros para a empresa.

05 - Cap. 02. O que é passivo?
Resposta pessoal: É toda dívida ou obrigação, exigível ou não, que a empresa tem em relação a terceiros ou a investidores. Sendo esta última denominada de patrimônio líquido.

06 - Cap. 02. O que é patrimônio líquido?
Resposta do livro: Evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento. A aplicação inicial dos proprietários (a primeira aplicação) denomina-se contabilmente, como já vimos, capital.
Resposta pessoal: É todo dinheiro (capital/lucros) que sobra para os proprietários ou para a própria empresa reinvestir e esse dinheiro é chamado de não exigível, pois não há uma data designada para o pagamento aos proprietários ou para o reinvestimento.

07 - Cap. 03. O que é ativo circulante?
Resposta do livro: O ativo circulante é conhecido como como ativo corrente ou, ainda que não haja unanimidade, o circulante ativo e passivo são denominados capital total em giro ou simplesmente capital em giro. capital de giro normalmente se usa para indicar ativo circulante. tanto a expressão corrente como a em giro são bem fáceis de ser entendidas: são contas com valores correntes (não fixos); são contas que estão constantemente em giro, em movimento, circulando.
Resposta pessoal: O ativo circulante contém todas as contas que são rápidas, passageiras, rotineiras, enfim, circulares. Falando de outra forma, essas contas estão sempre se alterando, entrando e saindo valores em razão da atividade operacional da empresa como: compra de matéria prima, produção, venda e recebimento. Observe que numa atividade diária, essas ação estão rotineiramente se alterando: quando compra matéria prima aumenta o estoque e diminui o caixa; quando vende o produto aumenta o caixa e diminui o estoque; e assim sucessivamente.

08 - Cap. 03. O que é ativo não circulante?
Resposta do livro: É outro grupo do ativo exatamente oposto do circulante. É o não circulante que divide-se em realizável a longo prazo como investimentos, imobilizado e intangível.
Resposta pessoal: O ativo não circulante contém todas as contas de longo prazo, ou seja, são contas que não se alteram rotineiramente como as do ativo circulante. Um imóvel de R$ 100.000,00, por exemplo, não muda de valor com frequência, pois é um bem contínuo. Explicando melhor, todas as contas de longo prazo é lançado no ativo não circulante. O ativo não circulante é subdividido basicamente em REALIZÁVEL A LONGO PRAZO, IMOBILIZADO, INVESTIMENTO, INTANGÍVEL.

09 - Cap. 03. O que é passivo circulante?
Resposta do livro: Um passivo circulante é classificado como tal quando atender os seguintes parâmetros: é esperada a liquidação dentro dos 12 meses seguintes a data do balanço; é mantido principalmente com a finalidade de ser transacionado; ou a entidade não tem nenhum direito de postergar sua liquidação por período que exceda os 12 meses da data do balanço.
Resposta pessoal: O passivo circulante é similar ao ativo circulante, citado na questão 8, porém do lado devedor. No passivo circulante são lançadas todas as contas de dívidas ou obrigações da empresa, porém elas devem ser pagas a curto prazo e essas contas também fazem parte da rotina da empresa e se alteram constante mente como: salários a pagar, impostos a pagar, fornecedor e assim por diante.


10 - Cap. 03. O que é passivo não circulante?
Resposta pessoal: O passivo não circulante é composto pelas contas de longo prazo, ou seja, que não devem ser pagas a menos de 12 meses. como por exemplo um empréstimo em um banco, um financiamento de uma máquina e assim por diante. É tudo que não faz parte da rotina operacional da empresa.


Pois é gurizada!! té a próxima!!!

Edvaldo Justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário